charlieparker on DeviantArthttps://www.deviantart.com/charlieparker/art/Transurbancias-4-29703379charlieparker

Deviation Actions

charlieparker's avatar

Transurbancias 4

Published:
2.4K Views

Description

Fragmentos de uma instalação
Elementos: Vídeo (3 televisores) e Som (faixa áudio em looping no interior de uma mala)
- snapshots dos vídeos
4/11

Com base no percurso que faço diariamente, interessa--me fazer um reparo nas deambulações que vislumbro, principalmente de turistas, de percursos aleatórios, de um vaguear perdido, mas que a dado momento ganha um cariz linear, por meio de uma interferência entre um percurso aleatório e os restantes percursos lineares protagonizados pelos ditos conhecedores do local. Deste modo, pretendo fazer uma analogia à situação, marcar de alguma forma o momento de transição entre o percurso linear e não-linear.

Pretendo ainda demonstrar a situação de um fazer por se perder, por parte do sujeito, um deambular sem destino, deambular esse, que dá origem aos percursos aleatórios, que podem ser considerados, em simultâneo e em conjunto, lineares.

Formalmente, a analogia reside na perpendicularidade do elemento ‘passadeira’ em conjunto com os movimentos produzidos pelas pessoas e veículos que a atravessam. É de salientar também um registo da interacção e interferência dos sujeitos que estabelecem um percurso linear (passadeira), mas em simultâneo aleatório, fruto das ditas interferências entre percursos.


A música do acaso surge por meio de um elemento que contém uma marca temporal (mala), o que induz à não interpretação do percurso como uma situação esporádica. O improviso por meio de uma interpretação visual das imagens, sendo susceptível de uma re-interpretação do universo explorado, bem como de um complemento à sua ambiência.

O espaço da analogia está situado na rua do ouro em Lisboa, mais concretamente, numa das duas passadeiras que faz parte do meu quotidiano.
Image size
784x576px 114.53 KB
© 2006 - 2024 charlieparker
Comments5
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In
hedwig's avatar
É pena estes frames não darem para perceber a realidade da instalação, que ao vivo teve um impacto excelente e resultou muito bem com o local e a música. Não preciso dar os parabéns pelo trabalho bem feito porque pude dizer na altura =)